Conheça os tipos mais comuns de fechaduras para portas de madeira

As principais fechaduras são classificadas pelo tipo de ambiente onde são aplicadas. Para uso interno e externo. No caso de uso externo, costumam ser aplicadas na porta de entrada, juntamente com um cilindro e uma chave com segredo. Este segredo pouco se repete ou não deveria se repetir dentro da linha do fabricante, pensando na qualidade e segurança que este produto deve oferecer.

Já a fechadura interna, normalmente utilizada nas portas de quartos, cozinhas ou ambientes que não necessitam de controle, possuem uma chave maior do que a chave para cilindro. Em uma mesma casa, o segredo pode se repetir, sendo usada a mesma chave para abrir quarto e cozinha. Por conta disto, alguns clientes, assim como empreendimentos de maior padrão, investem em colocar cilindros em todos os ambientes acessados por portas, oferecendo a garantia de segurança ao imóvel.

A fechadura de banheiro geralmente é aquela que tem a tranqueta do lado interno e algum mecanismo de abertura de segurança do lado externo. É aconselhável que o mecanismo de segurança seja simples e não necessite de uma ferramenta específica para abertura. Em casos de emergência, o ideal seria abrir a porta com itens do cotidiano, como a chave do carro, moeda ou uma faca.

Para as portas de correr existem modelos de fechaduras chamados bico de papagaio ou BIP.  Existem as fechaduras BIP com tranqueta, usadas especialmente nos banheiros, e as fechaduras BIP com cilindro, que utilizam chave e podem ser usadas em qualquer ambiente.

Portas especiais, como pivotantes, duplas e modelos mais sofisticados, que usam puxadores no lugar da maçaneta, costumam utilizar a fechadura tipo rolete. Neste tipo de fechadura, a lingueta é arredondada. Para abrir ou fechar, basta aplicar certa força na porta para o sentido que se deseja.

Design diversos

A beleza e a sofisticação dos produtos ligados à casa e escritório encantam e atraem cada vez mais clientes, tornando este requisito fundamental para qualquer fabricante.  Alguns terão maior destaque em conquistar o seu público, provocando o desejo de personalizar o seu lar ou seu escritório com um modelo específico de maçaneta ou puxador.

Existem linhas curvas ou retas, modelos que tenham o inox polido ou escovado ou até modelos banhados a ouro ou prata.  O objetivo é sempre o de harmonizar com o gosto do morador ou dono do projeto.

O Santa Odila possui todos os produtos necessários para reformas e construções, tanto material básico como de acabamento. Isso inclui portas, janelas, fechaduras, pisos, revestimentos e tintas. São mais de 5 mil itens, com diversas opções de tipos e marcas, todos com qualidade garantida. É possível parcelar e garantir entrega nos dias e horários escolhidos, inclusive especiais, para obras comerciais fora do horário comercial.

Gostou das dicas?

Leia também: https://www.santaodila.com.br/santa-ajuda/jardim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *