Veja 10 truques para você pintar sua casa sozinho ou em família

Assim como muita gente, você também já teve vontade de pintar sozinho alguns ambientes da sua casa ou apartamento e nunca teve coragem? 

O medo da sujeira, ineficiência, desperdício, entre outros fatores, faz com que uma experiência do “faça você mesmo” seja substituída pela contratação de um profissional para tudo. 

Não que isso não seja bom, afinal, os perfeccionistas garantem que os riscos não valem a pena, certo? Mas, para muitos, especialmente em momento de isolamento social e economia, a ideia pode trazer uma experiência incrível, pra si próprio ou para toda a familia.

O termo “DIY” ou “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”, está cada vez mais difundido na internet. São diversos tutoriais de decoração, arquitetura, entre outros. E é possível, sim, botar a mão na massa e realizar coisas incríveis dentro da sua própria casa. Isso, como ganho, costuma trazer muita personalidade e estilo. Aquele orgulho de dizer “fui eu quem fiz” e “tem minha cara”. 

Sabe algo exclusivo? Com as perfeições e imperfeições que toda exclusividade traz. Assim você gasta pouco e pode realizar muito. E, no mínimo, vai ter uma história incrível pra contar e adquirir prática em algo novo. Com um pouco de atenção e dedicação, é possível fazer uma pintura bastante harmônica. 

Veja 10 truques:

1. Existem diferentes materiais para estágios e tipos diferentes de pintura, desde a preparação até o momento da pintura em si. Importante pedir orientações antes de comprar. Comece observando as orientações descritas no rótulo da embalagem da tinta, porque lá as orientações são corretas.

2.Depois disso, a segundo truque é comprar 1/4 de galão da tinta escolhida e testar em uma pequena área. Para ver, inclusive, se a cor ficará boa no ambiente todo.

3.Para uso nas superfícies de alvenaria em ambientes internos, você deve usar  tintas acrílicas, com boa lavabilidade, enquanto nos ambientes externos a opção é usar tintas com características hidrofílicas, que facilitam a limpeza.

4. Para uso nas superfícies de madeira, o ideal é o uso de verniz ou um esmalte em superfícies de madeira. O verniz é um produto que tinge a madeira, deixando seus veios à mostra, já o esmalte pinta a superfície sem deixar que os veios apareçam

5.Para pinturas em tijolos, telhados ou pedras é preciso limpar a poeira e resíduos para que a aplicação funcione melhor.

6. Para as superfícies envernizadas é preciso eliminar totalmente o brilho com uma lixa. Já as superfícies de metal, como portões e janelas, podem ser pintados com tintas esmaltes.

7.Para que a pintura dure mais, deve-se aplicar produtos impermeabilizantes, que evitam infiltrações de água nas paredes.

8. Pensando no preparo, saiba que para não perder a tinta, deve-se calcular e misturar apenas a quantidade de água e tinta que será utilizada no dia. Vá fazendo aos poucos.

9. O intervalo correto entre as mãos de tinta é importantíssimo para o resultado final. A dica é de 4 horas entre a aplicação de uma camada e outra.

10. A pintura de piso varia muito conforme o tipo de superfície. No piso de cerâmica, a dica é aplicar um fundo epóxi com um rolo para criar uma base aderente antes de receber a tinta acrílica, enquanto no piso de cimento é preciso aplicar um fundo para deixar a superfície homogênea.

Quer dicas dos produtos? Fale com a gente pelo telefone  (19) 3779-7993  Whatsapp 19 99113-0323 ou https://www.santaodila.com.br/contatos  

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *