Isolamento térmico: como manter sua casa aquecida no inverno

Quando chega esse friozinho é que a gente pensa em como é importante ter uma casa quentinha. O isolamento térmico pode deixar a sua casa aquecida. Especialistas dão dicas para as casas que já estão prontas e contam também o que é preciso fazer na hora de construir. As lojas do Santa Odila têm todos os produtos que você precisa para fazer isso.

Se a sua casa já está construída, há algumas alterações que podem ser feitas, algumas das mais práticas e outras que exigem uma reforma rápida. Veja 4 dicas:

1- Escolher bem os revestimentos:

Uma casa com pouca insolação será sempre um lugar mais frio, mas uma casa mais térmica no inverno será também mais confortável no verão. Os revestimentos cerâmicos ou de porcelanato são mais frios por natureza, então é melhor escolher madeira, vinílico ou carpete. Os arquitetos sempre alertam em seus projetos sobre o uso da madeira como um isolante térmico natural. Caso uma troca não seja possível no momento, cobrir o piso com tapetes é uma alternativa mais em conta.

2- Dar atenção às paredes:

Se o problema estiver nas paredes, por serem muito finas ou estiverem sem as camadas de revestimento necessárias, o investimento pode subir muito. Se não for possível aplicar uma textura por fora, no modo mais econômico, um papel de parede mais grosso ou um tecido podem ajudar. Usar tons escuros e quentes, como marrons e vermelhos, instalar painéis de madeira nas paredes, ou cortinas com tecidos mais escuros e encorpados – como a sarja, o shantung e o linho – faz a diferença. Para portas e janelas, uma sugestão são as esquadrias em PVC, que possuem bom isolamento térmico, reduzindo a troca de calor e frio entre a área externa e interna.

3- Isolar a temperatura com vidros e esquadrias:

Se o frio é constante na sua casa, as janelas podem ser um dos problemas, afinal, uma casa com pouca ventilação, não deixa o ar frio ou quente circularem. Neste caso, uma troca por janelas com vãos maiores pode ajudar. Eliminar as frestas de portas e janelas e colocar tapetes e cortinas também pode aquecer os ambientes. Se a opção for renovar os vidros, prefira os duplos, com esquadrias duplas. Os vidros acústicos contribuem para minimizar a entrada do ar frio. Outra opção, para que o calor do ambiente não se disperse, é usar vidros de baixa emissividade ou low-e (com camada fina de metal, dificultando a passagem de temperatura).

4- Investir em tecidos que aquecem:

A decoração tem papel essencial no conforto da casa: Em dias frios, o morador pode usar xales, mantas e almofadas na decoração, enquanto a reforma não vem. Inclusive, nos estofados, opte por tecidos que aqueçam, como veludo, camurça e suede.

Quanto tempo faz que você não reforma a sua casa? Lembre-se que realizar uma manutenção de vez em quando e usar bons materiais para prevenir problemas futuros! Vem no Santa Odila que a gente te ajuda!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *