A nova forma de morar e sentir nosso lar mais iluminado e aconchegante

As atuais mudanças no comportamento das pessoas, ocorridas pela transformação digital e isolamento social devido à pandemia, afetaram diretamente a maneira como vivemos em nosso lar e convivemos com as pessoas neste espaço.

Esta nova forma de viver, “atropelou” a todos, e obrigou crianças, jovens e idosos a mudarem as suas rotinas de forma repentina. A casa virou escritório e a rua passou a oferecer mais riscos. As práticas de higiene mudaram, assim como a convivência social e em família. Agora há novas conexões e muito mais convivência dentro de casa, para quem mora com filhos, esposa e marido. Diante deste novo cenário, engenheiros e arquitetos repensam seus projetos, visando tornar as casas ainda mais aconchegantes e propiciando conforto aos seus clientes.

Até os materiais que serão utilizados nos novos lares mudarão, porque as áreas externas e o conforto, que enfatiza a sensação térmica, estão sendo ainda mais priorizados do que antes.

Mas, afinal, o que muda no “morar” após a pandemia? Passamos mesmo mais tempo em nossas casas e descobrimos novas necessidades. Reparamos em novos detalhes. Por exemplo, aquele piso de ardósia, complicado de limpar, passou a ser foco de discussão.

A luz natural e a ventilação passaram a ser fatores importantes também, assim como as grandes janelas e sacadas, para a vista do sol. Os cômodos precisam ser subaproveitados e os ambientes necessitam mesmo de mais conforto. 

Trata-se de algo histórico. Momentos de crise mundial na saúde, como o que estamos vivendo, influenciam e transformam a  arquitetura residencial e urbana. Aproveito para citar algumas mudanças de projetos percebidos: 

  1. Revestimentos com materiais confortáveis: já se priorizava a utilização de materiais de fácil manutenção, limpeza e que proporcionam conforto aos moradores da casa, ajustando-se à temperatura do ambiente para gerar maior equilíbrio e bem-estar. Isto vale para os pisos e revestimentos escolhidos para os cômodos e que influenciam muito no nível de conforto, fazendo a diferença na convivência do lar. As fibras naturais e as cerâmicas possuem texturas que proporcionam conforto. Os revestimentos em áreas como banheiro e cozinha precisam ser de fácil limpeza. Refletir sobre a assepsia dos materiais no projeto residencial é pré-requisito. Em muitos casos, vale a pena a troca.
  1. Spa no banheiro: se a tentativa tem sido descansar em casa, o banheiro tem sido um dos refúgios das pessoas. Pensar nele como um spa pode fazer bem. Para isso, é possível investir em pisos e revestimentos mais escuros, para deixar a mente calma. 
  1. Móveis e iluminação adequada: vale a pena investir em lousa, quadro branco ou cortiça para dar suporte às atividades do escritório, assim como repensar os móveis utilizados, com cadeiras e mesas ergonômicas. Uma iluminação adequada, que contemple as várias atividades para o mesmo ambiente também é fundamental. Talvez novos spots e luminárias trazem esta sensação de bem-estar e conforto. 

Leia mais no artigo 10 dicas para que seu lar seja adequado ao novo comportamento das pessoas do blog Santa Ajuda:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *