Conheça os materiais inovadores que vão otimizar a sua obra com mais produtividade e qualidade!

Entre as tendências do futuro, podemos destacar as novas tecnologias e materiais desenvolvidos para a construção civil. As inovações são muitas para o setor e já estão sendo utilizadas pelas grandes empreiteiras, tanto para obras comerciais como para obras residenciais.

Muitos escritórios de engenharia, arquitetura e empreiteiras utilizam plataformas e indicam novos materiais tecnológicos voltados à construção para otimizar obras e reformas.

O constante lançamento no mercado de produtos inovadores tem sempre o objetivo de proporcionar um aumento de produtividade e qualidade nas obras de construção civil. Todos buscam por inovação e eficiência e isso está ligado à qualidade e maior durabilidade das obras.

Do ponto de vista de produtividade, que envolve tempo e custos, – já que o valor investido em material pode chegar a 70% de uma obra – e da qualidade, que envolve acabamento, estes materiais de ponta e altamente tecnológicos estão no topo das escolhas quando o assunto é construção civil.

Entre as novidades tecnológicas para o setor da construção civil estão 5 em destaque:

  1. Produtos pré-fabricados: uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas e lajes, por exemplo, são moldados e adquirem resistência antes de ser colocado, ou seja, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Embora também sejam moldados previamente, fora do destino final de uso, os pré-fabricados de cimento são executados industrialmente.
  1. Impressão 3D: o processo permite mais precisão na quantidade do material que o objeto requer, gerando maior flexibilidade de design; desenvolvimento de estruturas mais difíceis pelos projetistas e mão de obra reduzida. Esta prática otimiza tempo e dinheiro, proporcionando mais qualidade, especialmente se for usada juntamente com sistemas em nuvem e dispositivos móveis disponíveis para o setor da construção civil.
  1. Máquinas automatizadas: como as CNCs (Controle Numérico Computadorizado), usadas na indústria 4.0 com uso de softwares controlados por um painel, as máquinas automatizadas são capazes de fornecer resultados extremamente eficientes e consistentes aos profissionais envolvidos. Com seu uso, os processos podem ser regulados e controlados para que a qualidade do produto final seja mais padronizada e sem erros.
  1. Digital twins (gêmeo digital): tem suas raízes na engenharia e na criação de desenhos gráficos. O conceito de gêmeos digitais é o resultado da melhoria contínua na criação de projetos de produtos. Com seu uso, é possível conhecer o comportamento de materiais e possíveis falhas em uma construção, antes mesmo que o projeto saia do papel.
  1. Bioconcreto: é um material literalmente vivo e capaz de regenerar construções desgastadas, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda.

No que diz respeito aos materiais modernos utilizados por empreiteiras na construção civil e comercializados pelas lojas Santa Odila, como é o caso a Ubeton, que desenvolve produtos e soluções para modernizar construções  temos alguns produtos em destaque. Confira três deles:

     Argamassa Polimérica da Ubeton: oferece o triplo de produtividade no assentamento da alvenaria, como cerâmicas. A redução é de até 40% nos custos de assentamento. Os produtos são prontos para o uso e oferecem otimização na logística de uma obra, garantindo o dobro de produtividade por dia, além de maior qualidade no assentamento. A argamassa em cerâmica é oferecida de 5-94 cm de largura. Confira como funciona a argamassa polimérica e o aplicador de argamassa em piso.  Link: https://bit.ly/3uddFGG

    Pegador para blocos de concreto da Vonder: o produto facilita muito a vida do trabalhador da construção civil e otimiza o tempo da obra, devido a uma maior produtividade e qualidade. Quanto às suas especificações técnicas, trata-se de um material fabricado em aço forjado, com capacidade para 25 kgf. Dimensões: Comprimento total: aberto 720 mm / fechado 450 mm

    Eco-grampos: usado para caixarias de vigas e lajes, substituindo o uso de madeiras na estrutura, tem como vantagens a redução de tempo – sendo 4x mais rápido que o método tradicional – e a redução de custo. O produto pode ser comprado em caixas com 40 unidades e ser escolhido de acordo com a largura do tijolo ou do baldrame onde será utilizado, podendo ser de 9 cm, 11,5 cm, 14 cm ou 19 cm. Os Eco Grampos trabalham com padrões nacionais, para tábuas de 2 cm e 2,5 cm.  Veja um vídeo e entenda como usar: https://www.youtube.com/watch?v=XwYOD_lOJ18

Gostou das dicas? Então fale com a gente pelos nossos whatsApps ou nas lojas Santa Odila de Campinas e Itatiba.

Podemos orientar ainda melhor você e o profissional da sua obra na compra e uso de cada um destes produtos: https://www.santaodila.com.br/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *