Reforma e construção: conheça as 8 tendências para 2023

O ano de 2023 pode trazer algumas surpresas para a construção civil, especialmente do ponto de vista de materiais sustentáveis. Muito se fala das tendências de decoração para o ano, mas é unânime, na visão de especialistas, que a simplicidade, a funcionalidade e a integração dos ambientes são características obrigatórias nos novos projetos de reforma e construção.

Engenheiros, arquitetos, decoradores e design de interiores recebem cada vez mais demandas voltadas para essa experiência, com foco no conforto e na praticidade, que vão além da concepção de beleza dos espaços.

Isso vale tanto para os projetos que envolvem moradia quanto aqueles pensados na convivência nos escritórios.

Ambientes mais amplos e próximos da natureza ganham espaço

Os ambientes cada vez mais amplos e próximos da natureza ganham espaço na arquitetura, porque oferecem mais personalidade e harmonia para os espaços. Essa é a constante busca nas construções para que elas garantam saúde e bem-estar aos moradores e aqueles que convivem nos espaços.

As 8 dicas que separamos oferecem recursos úteis para criar ambientes modernos, elegantes e bastante funcionais, pensando também nos próximos anos.

Veja as 8 tendências para 2023 para o seu projeto de reforma ou construção:

1. Espaços integrados

Os espaços integrados fazem parte da lista de tendências para 2023. Se feita de forma inteligente, a solução proporciona otimização e funcionalidade aos ambientes.

A sala integrada à cozinha, por exemplo, favorece a interação entre pessoas, assim como a sala de jantar próximo à cozinha, que transforma o espaço em funcional e facilita a circulação. 

Unir lavanderia e cozinha, sala de jantar e sala de estar pode criar um living integrado de três diferentes ambientes. Isso também pode ser feito com sacada com churrasqueira e sala de jantar ou mesmo quarto e office. 

Essa tendência não se aplica apenas para apartamentos e casas pequenas, mas pode ser aproveitada em ambientes diversos, com tamanhos variados. 

A proposta traz muitos benefícios emocionais e sociais, já que na medida em que amplia-se o espaço interno, ganha-se na interação entre as pessoas da casa. Isso porque gera mais amplitude, conforto estético e visual, mais ventilação, iluminação e opções mais criativas para a decoração.

2. Materiais e projetos sustentáveis

A conexão com a natureza nos projetos residenciais e comerciais vieram para ficar e a busca por projetos com abordagem sustentável também. A reflexão sobre nossos hábitos de consumo entra nessa pauta de tendências pós pandemia. Tais conceitos envolvem medidas para aproveitamento da água da chuva para gerar energia limpa ou mesmo o uso de materiais ecologicamente corretos. 

Outra forma importante de adicionar caráter à construções residenciais ou comerciais é pelo tipo de materiais utilizados no processo de elaboração. 

Dois destaques interessantes são o uso da madeira recuperada, que dá valor à obra por sua força e beleza natural. Os tijolos “vintage” são perfeitos para adicionar textura ao design da construção e contribuir com um charme exclusivo, podendo mesmo serem reutilizados de obras.

3. Plantas e jardins nos espaços internos

A arquitetura para 2023 também tende a criar ambientes mais verdes nos espaços internos. Esta é outra grande tendência para os próximos anos, pois aproxima a natureza do espaço construído e traz mais bem-estar e saúde às pessoas.

As plantas, usadas em grande quantidade, continuam em alta em 2023 para deixar o ambiente interno mais acolhedor. Elas oferecem a sensação de tranquilidade e conforto para a vida dentro de casa e no trabalho. 

É possível compor um grande jardim vertical ou horizontal com vasos de plantas diversos na sala, varanda, escritório e até banheiro.

4. Decoração estilo ‘Comfy’

Outra tendência que veio para ficar na arquitetura é o “comfy”, termo usado para designar conforto na moda, design e decoração. Este estilo de decoração é caracterizado por linhas e tons suaves, móveis aconchegantes e materiais leves. 

O chamado minimalismo, por exemplo, que é uma busca pela simplicidade e menos uso de itens desnecessários, pode conciliar almofadas grandes, tapetes e poltronas mais amplas e criar um espaço relaxante para descansar ou trabalhar. 

A ideia, portanto, para 2023, é garantir que a casa e o escritório sejam espaços acolhedores e confortáveis, nos mínimos detalhes. Para isso, vale investir em móveis multifuncionais, como nichos, que ajudam a otimizar o ambiente sem comprometer a decoração.

5. Pisos de pedras no espaço interno

Engana-se quem acredita que as pedras devem ser utilizadas apenas na área externa ou jardins. Os pisos em pedra também são uma forte tendência de decoração para 2023.

As pedras já estão sendo usadas no interior da casa, para compor o ambiente de forma versátil, seja para uma decoração mais rústica ou até mesmo a industrial, deixando o espaço sofisticado e moderno.

6. Iluminação natural 

Como parte das tendências, a iluminação natural também é uma das apostas para trazer conforto aos cômodos. Para adotar essa medida, vale investir em portas de vidro ou janelas amplas, é uma das sugestões para inserir no ambiente.

Em algumas casas e apartamentos, é possível integrar ambientes como a varanda e a sala ou mesmo varanda e o quarto, para deixar o espaço maior e mais iluminado.

7. Cores aconchegantes e neutras

Pensando em aconchego e outras sensações, as cores usadas nos ambientes também cumprem este papel. Entre as tendências de cores para 2023, destacam-se as cores neutras e tons terrosos, que representam a natureza.

Os tons neutros têm como função criar ambientes tranquilos. Os tons mais claros dão, naturalmente, a sensação de aconchego e acolhimento.

Desta forma, vale a pena apostar em uma pintura de parede em tons pastel e integrar à decoração tons de madeira em pisos e móveis, para deixar o ambiente convidativo e com estilo mais rústico.O uso de móveis e texturas com tonalidades amadeiradas e neutras é outra opção.

Em um contraponto, entre as cores do ano de 2023 está a magenta, que vibra com vivacidade e faz parte da família do vermelho. Ela deve ser usada na arquitetura, design e moda. A cor foi pensada com o objetivo de demonstrar força e encorajar a  experimentação e a criatividade das pessoas.

8. Tecnologias Interessantes

Os avanços da tecnologia chegam também para os materiais empregados na área construtiva. Muitos são sustentáveis e ecológicos, tornando as experiências vividas melhores e oferecendo isolamentos acústicos e térmicos. Como é o caso dos tapumes ecológicos.

Essas tendências prezam o conforto nos ambientes.

Confira, abaixo, alguns produtos com tecnologias atuais e que podem tornar a sua reforma ou construção mais eficiente. E até serem utilizados na manutenção da sua casa:

Categorias

Ofertas da
Semana

Loja de Materiais para Construção em Campinas

compre para a sua reforma

Loja de Materiais para Construção em Campinas

compre para a sua construção

Loja de Materiais para Construção em Campinas

compre para a sua empresa

Loja de Materiais para Construção em Campinas

compre para você, profissional

Loja de Materiais para Construção em Campinas

compre para a sua construtora

Loja de Materiais para Construção em Campinas

compre para o seu condomínio